Analista do IEL fala sobre foco, persistência e atitude para a realização de objetivos
sesi
notícias

Analista do IEL fala sobre foco, persistência e atitude para a realização de objetivos

Joyldson Gouvêa Gomes ingressou no Instituto em 2019 e atua na gerência de Educação Executiva

"Sonhos não são alcançados da noite para o dia. É preciso percorrer um longo caminho até a conquista. E nem sempre é um percurso fácil. Nessa caminhada, encontramos pessoas que se veem cheias de vontade, de sonhos, de projetos, mas com pouca ou nenhuma atitude. Ter vontade é fundamental, mas não basta. Vontade sem ação é ilusão.

Há também os que começam entusiasmados, mas logo que aparecem os primeiros obstáculos, as primeiras decepções, abandonam seus sonhos. Encontramos os que querem a alegria da vitória, mas não querem o esforço da caminhada. Não se dispõem a renunciar a alguma em suas vidas para conquistar outras. Contudo, há aqueles que se empenham, se esforçam e mesmo com todas as barreiras no caminho não desanimam, levantam e, com determinação, seguem até realizar seu sonho.

Um estudante que deseja passar nas provas da faculdade ou em algum concurso precisa se dedicar aos estudos, fazer centenas de exercícios, renunciar os passeios, às baladas nos finais de semanas e ficar horas nas redes sociais. É isso que irá fazer a diferença para que ele alcance o objetivo. Vitórias são frutos de muita determinação, dedicação, persistência e renúncia.

Como temos muitos objetivos na vida, precisamos eleger qual o mais importante e estabelecer o que será necessário para alcançá-lo. Cada vez que atingimos um objetivo, a nossa autoestima melhora, ficamos mais confiantes e o nosso interesse pela vida aumenta.

Sonhos existem para serem realizados. Muitos dos nossos objetivos não são alcançados porque duvidamos da nossa capacidade de conseguir o que queremos ou deixamos nos levar pela correria do dia a dia, não nos dedicando como deveríamos.

Todos nós merecemos e podemos ter uma vida mais agradável e feliz, mas para isso precisamos repensar a nossa postura. Às vezes, ficamos sonhando, reclamando, mas não nos levantamos. Reflita o que, a partir de hoje, você pode fazer diferente.  Levante e não abandone seus sonhos. Como disse Henry Ford, “há mais pessoas que desistem, do que pessoas que fracassam!” Boas conquistas!"