FIEMG realiza treinamento com trabalhadores do segmento de rochas
senai
notícias

FIEMG realiza treinamento com trabalhadores do segmento de rochas

Atividades foram desenvolvidas em parceria com Sinrochas e baseadas nas Normas Regulamentadoras (NRs) 11 e 35

O programa FIEMG Competitiva, do IEL, em parceria com o Sindicato Intermunicipal das Indústrias de Beneficiamento de Mármores, Granitos e Rochas Ornamentais de Minas Gerais (Sinrochas), realizou, entre 27 maio a 1º de junho, um treinamento com 56 trabalhadores do segmento em Medina, no Vale do Jequitinhonha. As atividades foram desenvolvidas com base nas Normas Regulamentadoras (NRs) 11 e 35 de segurança sobre operação de ponte rolante e trabalho em altura, respectivamente, e teve o apoio do SENAI.

Os treinamentos são obrigatórios para empresas públicas e privadas que empregam a partir da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). Ao participar de atualizações como essa, além de atender uma exigência legal, a indústria garante a redução ou eliminação de riscos de acidentes, licenças médicas e custos com indenizações. Há uma melhora na relação de empregadores e empregados, na imagem da empresa, e na credibilidade repassada aos clientes e órgãos fiscalizadores.

Medina concentra um grande número de indústrias do segmento de rochas ornamentais, de acordo com o presidente do sindicato, Eduardo Felix. "O Sinrochas, juntamente com a FIEMG Competitiva, vem atendendo aos seus associados com cursos profissionalizantes e de reciclagem. Há outros projetos em andamento de interesse dos mineradores de rochas e marmorarias", acrescentou.

As atividades foram realizadas na sede da Gransena Exportação e Comércio Ltda, associada à entidade. Para o diretor da empresa, Nelson Nunes Souza, "os treinamentos deram a oportunidade de capacitar os colaboradores para desempenhar as suas atividades com mais segurança, a fim de evitar acidentes e, com isso, proteger vidas e melhorar a produtividade".