Festival de robótica: transporte e logística são temas da categoria FLL
notícias

Festival de robótica: transporte e logística são temas da categoria FLL

Lego Bros, Atombot, Uai Sô, Delta e Robozeus são as equipes representantes de MG na FIRST LEGO League

Fotos: Sebastião Jacinto Júnior

Cargo Connect é o tema da temporada 2021/2022 da categoria FIRST LEGO League (FLL) do Festival SESI de Robótica.  Nessa categoria, os estudantes são desafiados a criar projetos de transporte e logística e a pensar no futuro do transporte na sociedade. Dado o desafio, as equipes, formadas por jovens de 9 a 16 anos, constroem robôs baseados na tecnologia LEGO Mindstorm.   

No Brasil, a FLL é operacionalizada pelo Departamento Nacional do SESI desde 2004 e a sua etapa nacional, o Festival SESI de Robótica, será realizada de 26 a 29 de maio, no Pavilhão da Bienal, em São Paulo. Minas Gerais já tem vaga garantida na FLL e irá participar com cinco equipes: 

Lego Bros – Escola SESI São Gonçalo do Sapucaí 
João Paulo de Moura Brandão, Lucas Kazue da Silva Hokari, Beatriz Gonçalves Batista Manso, Enrico Ribeiro Braga, Matheus Andrade Carvalho e Júlia Gonçalves Batista Manso.

 WhatsApp-Image-2022-05-11-at-14-34-46-1-.jpeg

Atombot – Escola SESI São João del-Rei
Hebert Campos Silva, Pedro Cordovil de Souza, Estela Oliveira Terzi, Júlia Meneses Goddi Campos e Miguel Queiroz de Souza Santos.

WhatsApp-Image-2022-05-11-at-14-34-45-1-.jpeg 

Uai Sô – Escola SESI Itaúna
Bernardo Melo Campos, Bruno Souza Carvalho, Isabella Carrano de Faria e Jeferson Henrique Moreira de Oliveira.

WhatsApp-Image-2022-05-11-at-14-34-46-2-.jpeg

Delta – Escola SESI São João Nepomuceno
Maria Eduarda Lima Novaes, Isabel Paiva Ferraz, Bernardo Siqueira Loures, Arthur Esteves Mateus e Victor Oliveira Ramos.

 WhatsApp-Image-2022-05-11-at-14-34-45.jpeg

Robozeus – Escola SESI Barbacena
Helena Pereira Duque Estrada Galego, Bernardo Siqueira de Castro, Valentina Ferreira Oliveira Santos, Leonardo Cursio Miranda, Pedro Gazinelli de Oliveira Lima e Pedro Sanches Bergamasquini.

 WhatsApp-Image-2022-05-11-at-14-34-46.jpeg

Durante a competição, os estudantes têm a oportunidade de explorar conceitos das áreas de Ciências, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática (STEAM). Além disso, eles desenvolvem competências e habilidades comportamentais que vão utilizar por toda a vida. “O que pregamos é o desenvolvimento de valores e as soft skills, que são as habilidades comportamentais. Elas têm peso muito maior que as habilidades técnicas”, afirma a coordenadora do Núcleo de Inovação e Tecnologia do SESI-MG, Sabrina Pereira Silva. A gestora observa que a competição valoriza comportamentos associados ao trabalho em equipe, à cooperação, à empatia e à comunicação.  

O 4º Festival SESI de Robótica será realizado de 26 a 29 de maio, no Pavilhão da Bienal, em São Paulo. Cerca de 1.500 estudantes irão competir em três modalidades: F1 in Schools, FIRST Tech Challenge (FTC) e FIRST LEGO League Challenge. 

Outras atividades – O Seminário SESI de Educação, que será realizado no dia 26, também faz parte da programação do Festival. Quem for ao Pavilhão da Bienal, de 27 a 29, poderá aproveitar as oficinas e atividades do Espaço Acesse. 

A entrada para o Festival SESI de Robótica é gratuita e a programação completa está disponível neste link.

Denise Lucas
Imprensa FIEMG