Curso aborda estrutura tarifária e custos pagos pelos consumidores na conta de energia
notícias

Curso aborda estrutura tarifária e custos pagos pelos consumidores na conta de energia

Temas foram tratados durante capacitação realizada pela Gerência de Energia da FIEMG

A conta de energia elétrica pode ser um enigma para a maioria dos consumidores, mas não para os participantes da capacitação Estrutura tarifária na energia elétrica e os custos pagos pelos consumidores. O curso on-line, realizado no dia 22/07, abordou temas como o cenário regulatório do sistema elétrico brasileiro, a relação entre os agentes, a remuneração dos serviços via modicidade tarifária e o processo de revisão tarifária com a composição dos diversos custos no serviço de distribuição.  

A capacitação, que foi uma realização da Gerência de Energia da FIEMG, teve como instrutora Maura Galuppo, sócia da Power Trade Comercializadora e Serviços. “O conhecimento sobre a Estrutura Tarifária na Energia Elétrica, bem como os custos que compõem as tarifas pagas pelos consumidores de energia, é fundamental para uma gestão mais eficiente de todo o processo produtivo”, afirmou a Galuppo. 

Gabriel Macedo Rodarte Silva, um dos 39 participantes do curso, programador de Manutenção da empresa Vilma Alimentos comentou: “O apoio e incentivo da FIEMG é muito importante para nós associados, visando a um melhor entendimento e troca de experiências sobre as questões do mercado de energia elétrica.”

A responsável pela área de atendimento dos clientes do Grupo Baixa Tensão da Energisa é a coordenadora comercial Simone Dornelas Ramos, que conta que um dos assuntos mais questionados pelo cliente é o valor de sua fatura. “A partir do conteúdo da capacitação, vamos aperfeiçoar o treinamento dos atendentes para que eles tenham mais segurança de explicar aos nossos clientes, esclarecendo suas dúvidas”, explicou.  

03.PNG

“A energia elétrica é um insumo de fundamental importância a toda cadeia produtiva e de serviços, isso reforça a importância de a FIEMG, estabelecer um espaço qualificado para atualizações e desenvolvimento das temáticas relacionados ao setor elétrico”, afirmou Virgílio Magalhães, gerente de energia da Metalsider. 

Já Hugo Lott, engenheiro de energia da Grid Energia, comentou que os cursos oferecidos pela FIEMG auxiliam na atualização dos profissionais da área. “O setor elétrico, além de altamente complexo, está em constante mudança, de forma que se manter atualizado é praticamente requisito básico para um bom profissional”, afirma o engenheiro.  

 Se você perdeu o curso Estrutura tarifaria na energia elétrica e os custos pagos pelos consumidores, não se preocupe! Uma nova edição será realizada no dia 19/8, das 17h30 às 20h30.  As inscrições já estão abertas e podem ser feitas NESTE LINK