Amipão comemora Dia Mundial do Pão
notícias

Amipão comemora Dia Mundial do Pão

Indústria da panificação está presente no dia a dia e gera oportunidades e negócios

No dia 16 de outubro é celebrado o Dia Mundial do Pão. Alimento versátil, presente em boa parte das mesas dos brasileiros, o pão carrega a simbologia da partilha, do afeto e da saúde. Pão de sal, pão doce, baguete, rosca, brioche, ciabatta, croissant. Tradicional ou recheado. Do café da manhã ao happy hour.

Nas padarias mineiras, a produção do pão francês corresponde, em média, a 50% do total entre os itens de fabricação própria. Incluindo a produção de outros tipos de pães, como pão doce e roscas, a média sobre para 80% do total produzido na indústria da panificação.

Com a pandemia, as padarias se mantiveram abertas, prestando um serviço de abastecimento à sociedade e reinventaram suas formas de atendimento e entrega de produtos. Tradicionalmente inseridas nos bairros, próximas dos consumidores, as padarias desempenharam um papel importante na manutenção de empregos e movimentação da economia durante a pandemia de Covid-19.

Para Vinicius Dantas, presidente da Amipão, Dia Mundial do Pão é uma data muito importante "Sabemos que o pão está intimamente ligado às refeições em família e entre amigos, à saciedade e à energia. O pão é um alimento que simboliza união e afeto” , explica o empresário.

Curiosidades sobre o pão francês

- Alimento milenar do corpo e da alma, faz parte da cultura de muitas regiões e pode ter sido um dos primeiros alimentos produzidos pelo homem.

- Historicamente, se estimam que o pão surgiu há cerca de 12 mil anos, com o cultivo do trigo na região da Mesopotânea. Os primeiros pães eram feitos de farinha e misturada ao fruto de uma árvore chamada carvalho. Era um alimento achatado, duro e seco.

- O consumo de pão no Brasil se popularizou depois do século 19, com a vinda dos italianos. No início do século 20, a atividade de panificação se expandiu e o produto passou a ser essencial na mesa do brasileiro.

- O pão resulta no cozimento de uma bela massa que leva farinha, água e sal. Ao longo do tempo foi enriquecido com grãos, temperos, embutidos, carnes, queijos, legumes, verduras, cremes, chocolates e frutas.

- Tem como data comemorativa o dia 16 de outubro, instituído em 2000, na cidade de Nova York, pela união dos padeiros e confeiteiros.

Apelidos do pão francês em diferentes lugares no Brasil

Pãozinho – São Paulo

Pão massa grossa – Maranhão

Cacetinho – Rio Grande do Sul

Pão careca – Pará

Média – Baixada Santista

Filão, pão Jacó – Sergipe

Pão de sal ou pão carioquinha – Ceará

Pão aguado – Paraíba