Rotinas trabalhistas e o eSocial são temas de treinamento na FIEMG Regional Zona da Mata
notícias

Rotinas trabalhistas e o eSocial são temas de treinamento na FIEMG Regional Zona da Mata

Curso abordou as legislações trabalhista e previdenciária e suas aplicações no novo SPED Social

Dando continuidade à programação de treinamentos da FIEMG Regional Zona da Mata, foi realizado em 15 de junho mais um importante curso que despertou o interesse das empresas de Juiz de Fora e região. O tema abordado foi "Rotinas Trabalhistas e o eSocial", ação presencial com oito horas aula, que teve o objetivo de demonstrar a legislação trabalhista aplicada nas rotinas de departamento pessoal de forma prática e atualizada, desde a contratação dos empregados até a fiscalização.

Foram destacados os principais dispositivos da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) e da legislação previdenciária, bem como sua aplicação no novo SPED Social - eSocial, trazendo orientações sobre o preenchimento dos principais eventos e arquivos necessários em conformidade com a legislação vigente.

A apresentação foi do advogado e especialista nas áreas trabalhista e previdenciária, Segurança e Saúde no Trabalho Rodrigo Dolabela. O curso visou auxiliar na implantação da ferramenta, revisão de tabelas, cadastros e atualização de procedimentos vinculados à cultura das organizações, procurando demonstrar aos interessados a correta aplicação da legislação trabalhista e previdenciária, de forma a evitar penalidades evidenciadas pelo eSocial.

O público participante foi formado por profissionais de recursos humanos, departamento pessoal, contadores, gerentes, empresários, engenheiros e técnicos de segurança do trabalho, estudantes e demais profissionais interessados no assunto. O conteúdo programático abordou temas como registro do empregado (Eventos S-2190 e S-2200), exames médicos – admissional, demissional, retorno e periódicos (Evento S-2220 - Monitoramento da saúde do trabalhador), contrato individual de trabalho e suas características, jornada de trabalho, remuneração (Eventos S-1200 a S- 1299), folha de pagamento, legislação previdenciária, entre outros.

Na programação de junho está previsto o curso "SPED Fiscal – ICMS/IPI" dia 29, das 8h30 às 17h30, em um treinamento presencial com Tyrone Canuto. Em julho, serão "Acidentes de Trabalho – Responsabilidades do gestor" dia 13, das 8h30 às 12h45, também de forma presencial, com a instrutora Poliana Martins, e o encontro empresarial gratuito "Cadastro Nacional de Produtos e Códigos 2D", ministrado de forma on-line dia 14, das 9h às 11h.

Conheça a programação completa dos treinamentos da FIEMG Regional Zona da Mata em nosso site.

Clique nos links dos cursos para se inscrever.

Graciele Vianna
Imprensa FIEMG