Planejamento Sucessório e Patrimonial em pauta na FIEMG
notícias

Planejamento Sucessório e Patrimonial em pauta na FIEMG

Conselho FIEMG Jovem promove workshop para debater tema

Pensar no futuro da organização é impactar positivamente o ambiente de negócios, construindo negócios conscientes e perenes. Pensando no futuro de jovens empreendedores, o Conselho FIEMG Jovem, em parceria com Veríssimo, Moreira & Simas Advogados, promoveu, nos dias 27 e 28/5, o Workshop Planejamento Sucessório e Patrimonial. O encontro teve o objetivo apresentar as principais razões para se preparar um planejamento sucessório e ensinou os instrumentos para aplicação nas empresas.

O presidente da FIEMG, Flávio Roscoe, participou da abertura do workshop e afirma que acredita no princípio da renovação e transitoriedade. Para o empresário, os novos líderes dão vida às entidades. “Muitas vezes o choque de geração, com visões de mundos diferentes, é positivo. Essa mescla é e fundamental porque todos aprendem uns com os outros”, pontua. Roscoe também compartilhou a sua própria experiência na sucessão da empresa de sua família. “A sucessão é um projeto complexo, que precisa ser bem construído, para que o negócio não seja afetado”, ressalta.

De acordo com o presidente do FIEMG Jovem, Humberto Noronha, o planejamento e a preparação sucessória são uma questão de sobrevivência para as empresas.

Os advogados Ricardo Guimarães Moreira, Eurídice Veríssimo e Letícia Nogueira Botinha do escritório Veríssimo, Moreira & Simas apresentaram os principais pontos jurídicos, como a governança da empresa familiar e os principais tributos envolvidos no planejamento, que impactam na sucessão. “Diante da imprevisibilidade da vida, o planejamento sucessório tem se apresentado como uma eficaz ferramenta de organização patrimonial, capaz de garantir uma sucessão mais célere e sem conflitos”, afirma Moreira.

Durante o workshop foram apresentados dois cases de planejamentos sucessórios bem sucedidos: o do Grupo Algar e da Rede Mater Dei de Saúde. Eleusa Garcia, acionista do Grupo Algar e membro do Conselho de Administração da Holding e do Granja Marileusa e Felipe Salvador Ligório, diretor-médico da Rede Mater Dei de Saúde, contaram as suas experiências.

Nesta segunda-feira, dia 7 de junho, confira o episódio do podcast “A hora da indústria” com o Humberto Noronha, Eleusa Garcia e Felipe Salvador sobre os desafios da sucessão patrimonial e familiar.