FIEMG intensifica ações de reforço à qualidade do ensino em Minas Gerais
fiemg
notícias

FIEMG intensifica ações de reforço à qualidade do ensino em Minas Gerais

Por orientação do presidente Flávio Roscoe, Conselho de Educação e Treinamento da Federação define diretrizes para ampliar acesso às expertises de SESI, SENAI e IEL

Conforme orientação do presidente da FIEMG, Flávio Roscoe, o Conselho de Educação e Treinamento da Federação intensifica as ações que buscam levar a expertise e a qualidade do sistema de ensino do SESI, do SENAI e do IEL a mais escolas do estado, especialmente às da rede pública. Em reunião realizada nesta terça-feira (21), o Conselho ouviu sobre a atuação do Sebrae nesse sentido, com informações dadas por Cacilda Maria de Almeida, Unidade de Educação e Empreendedorismo. “Vamos formar um time e visitar o Sebrae, fortalecer essa parceria. Queremos investir sobretudo na educação financeira, para os jovens, que estão iniciando a vida, em especial”, informou o presidente do Conselho de Educação e Treinamento da FIEMG, José Batista de Oliveira.

Marcela das Graças Oliveira, do IEL, disse que o Conselho traçou um Plano de Diretrizes rumo ao objetivo proposto por Flávio Roscoe, que dividirá a equipe em grupos com gestores, para facilitar a comunicação. “Todos podem ficar à vontade para transitar entre os grupos, os times de diretrizes. Teremos pelo menos uma reunião a mais com esses times no mês, respeitando a disponibilidade de cada um dos participantes”, apontou. Nesse processo de fortalecer a educação em Minas Gerais, o Conselho já definiu que fará visitas técnicas a unidades do SENAI, do SESI e do IEL, com a presença do próprio Oliveira e de outros de seus integrantes.

Empreendedorismo

Cacilda Almeida lembrou que a escola do Sebrae foi concebida para que o estudante chegasse lá de manhã e saísse às 17h. “A gente já trabalha o pensamento criativo, a capacidade de resolver problemas, capacidade de negociação. Entendemos que, ao aprender práticas empreendedoras, os alunos levam para suas famílias e para a comunidade do seu entorno. Uma das melhores definições do empreendedor é ser um indivíduo que se apropria, que pensa, que quer buscar soluções”, ponderou.

Ela destacou que o Sebrae está organizado por nove regionais no estado, em 55 microrregiões, que atendem aos 853 municípios mineiros. “Algumas dessas regionais são também da FIEMG ou têm unidades do SENAI e do SESI. É muito gratificante para nós estar junto da FIEMG, que faz parte do conselho do Sebrae Minas”, afirmou Almeida.

Luisana Gontijo

Imprensa FIEMG