cit

Instituto SENAI de Tecnologia Metalmecânica

Instituto SENAI de Tecnologia Metalmecânica

Soluções para o desenvolvimento de produtos e para aumentar a eficiência de Sistemas de Manufatura

 

Desde 2014, o Instituto SENAI de Tecnologia Metalmecânica realiza serviços e pesquisa aplicada nas áreas de sistemas de manufatura, de desenvolvimento de produtos, de processos de fabricação e de tecnologia de materiais.

Com um corpo técnico de especialistas diferenciado no mercado (doutores, mestres e técnicos) e com recursos tecnológicos de vanguarda em diversas áreas da manufatura, o IST Metalmecânica assume a missão de desenvolver, implementar e otimizar processos, produtos e equipamentos, até que estes estejam prontos para o uso e para o mercado. O objetivo é oferecer soluções integradas de acordo com a demanda da indústria.

O Instituto é constituído por um ambiente multidisciplinar, dividido em duas áreas de atuação, compostas por cinco laboratórios. São elas: Sistemas de Manufatura (Laboratório de Simulação da Manufatura; Laboratório de Automação e Robótica) e Processos de Manufatura (Laboratório de Fabricação; Laboratório de Testes Mecânicos; Laboratório de Metrologia).

Dentre as competências do Instituto, destaca-se a capacidade de análise de Eficiência Energética em Processos de Manufatura, por meio de mapeamento e de simulação de processos. Para isto, o Instituto possui uma plataforma de softwares, que tornam possíveis análises simultâneas de fluxo de material e de energia, análises ergonômicas, desenvolvimento de estratégias eficientes de usinagem etc. Além disso, o IST Metalmecânica possui equipamentos de última geração de medição a LASER, aplicados ao controle de processos de Manufatura de Grandes Equipamentos.

Para o desenvolvimento de conhecimento, o Instituto desenvolve cooperações técnicas com outros institutos de tecnologia e de inovação, assim como universidades (Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG, Instituto Tecnológico de Aeronáutica – ITA, Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC). Em 2014 realizou um projeto de análise de eficiência energética em produção de componentes automotivos, com parceria com o ITA e a instituição alemã Fraunhofer (IPT – Aachen).

Dos projetos em andamento, destaca-se a parceria com a Petrobras na aplicação de Controle de Processo e Metrologia de Grandes Volumes para Construção e Montagem de Navios e Grandes Equipamentos. Mas também desenvolve produtos para a área farmacêutica e médica, bem como novos materiais e equipamentos para o mercado de prototipagem rápida.

 

 

 

NO COMANDO

Victor Emmanuel de Oliveira Gomes

Possui graduação em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC (2007) e mestrado em Engenharia Mecânica pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica - ITA (2010) na área de simulação discreta de processos de manufatura. É doutor pelo ITA (2015) na área de eficiência energética em sistemas de manufatura, tendo desenvolvido parte deste trabalho no Institut für Maschinenkonstruktion (IMK), na Universidade Otto-Von-Guericke, em Magdeburg (Alemanha). Possui experiência industrial e acadêmica na área de modelagem computacional e simulação de layouts fabris, atuando principalmente nos seguintes temas: análise de desempenho organizacional e tecnológico de plantas industriais; auxílio à tomada de decisões em planejamento e melhoria de layouts fabris; análise de eficiência energética inserida ao planejamento de processos de manufatura discreta.

 

 

Soluções

          Dos ensaios ao desenvolvimento de materiais de referência, tudo para agregar valor ao seu produto

  • Análise e desenvolvimento de processos de fabricação (usinagem): usinagem de superfícies complexas com cinco eixos simultâneos, definição de parâmetros e estratégias de corte, desgaste e avarias de ferramentas, estratégias para aumento de eficiência de recursos (ferramentas, fluido de corte), eficiência energética em processos de usinagem, gerenciamento de fluidos de corte, gerenciamento de ferramentas de corte.
  • Análise de processos de corte e de união de materiais: definição de parâmetros de processo, melhoria em estratégias de processo, soldagem robotizada.
  • Prototipagem rápida: fabricação de protótipos funcionais.
  • Simulação de fábrica: análise para projeto de linhas de produção, análise de melhoria da produção (leiaute, fluxo de materiais, fluxo e consumo de energia).
  • Eficiência energética na manufatura: mapeamento de fluxo de energia em processos de fabricação e linhas de produção.
  • Automação da manufatura: desenvolvimento de dispositivos e sistemas automáticos, estratégia de movimentação de manipuladores robóticos por meio da Simulação gráfica de robôs.
  • Metrologia de grandes volumes: sistemas de medição sem contato aplicada a grandes peças (Geodésia industrial).
  • Ensaios mecânicos e metalográficos: Identificar as características mecânicas dos materiais por meio de ensaios de tração, compressão, dureza, dobramento, fadiga e impacto; Identificar as características estruturais do material, composição química, tamanho de grão, dimensionamento de solda, dentre outros.

Atuação

Soluções em todas as fases do ciclo de vida do produto

  • Manufatura Digital: desenho de produtos; simulação de processos, automação de processos, monitoramento remoto;
  • Prototipagem rápida: desenvolvimento de protótipos; analise de processos de prototipagem, desenvolvimento de máquinas.
  • Usinagem (torneamento, fresamento, retificação, furação etc.): Materiais de difícil usinagem (Ni, Ti), corte de alta velocidade (HSC), manufatura auxiliada por computador (CAM); análise de Fluidos de Corte.
  • Eficiência energética: mapeamento de fluxo de energia em processos de fabricação e linhas de produção; análise de eficiência em usinagem.
  • Automação de processos de fabricação e metrologia.
  • Sustentabilidade em processos de manufatura: análise simultânea econômica, ambiental e tecnológica de processos de manufatura.

 

Laboratórios

Os laboratórios estão subdivididos em cinco áreas de conhecimento: Laboratório de Simulação da Manufatura; Laboratório de Automação e Robótica; Laboratório de Fabricação; Laboratório de Testes Mecânicos; Laboratório de Metrologia.

São compostos por recursos de produção e especialistas capazes de atender todas as fases do ciclo de vida de um produto, desde análises da interface de processos produtivos até a etapa de manufatura. Destacam-se equipamentos para usinagem de superfícies complexas, robôs para manipulação e soldagem, sistema de simulação e modelagem, sistemas de medição a LASER e equipamentos para ensaios destrutivos e não destrutivos.

  • Laboratório de Simulação da Manufatura
    O Laboratório de Simulação da Manufatura possui aplicativos capazes de integrar soluções de desenvolvimento desde a fase de concepção até a fase de descarte do produto. É possível realizar diversos tipos de simulação de processos, de acordo com a demanda da indústria e, desta forma, prever cenários de forma rápida e com menor tempo e custo.

 

  • Laboratório de Ensaios Mecânicos
    Equipado com máquinas de ensaios de dureza, tração, compressão, fadiga, impacto, dentre outros, este laboratório presta serviços para diversas empresas do setor metalmecânico.



  • Laboratório de Automação e Robótica
    O Laboratório de automação e robótica desenvolve projetos de automação, desde às atividades de integração de sistemas, aquisição de dados e desenvolvimento de requisitos de equipamentos. Também desenvolve aplicativos para a interface entre produto e usuário.

  • Laboratório de Fabricação
    Além de máquinas convencionais, destaca-se neste laboratório uma máquina de usinagem com alta velocidade de corte e 5 eixos simultâneos, além de um centro de torneamento com a exatidão de circularidade de 3 micrometros. Este laboratório atua tanto na fabricação de dispositivos e provas de conceito quanto no desenvolvimento de parâmetros eficientes de processos.


  • Laboratório de Metrologia
    Sendo uma área transversal aos demais laboratórios, o Laboratório de Metrologia foi concebido não apenas para medir peças, mas para gerar soluções de controle de processos, a partir de características e informações contidas no projeto detalhado de produtos. Destacam-se, além de uma máquina de medição por coordenadas, sistemas de medição a LASER, como o LASER Scanner e LASER Tracker.

 

Descubra o que o IST Metalmecânica pode fazer pelo seu negócio.  

 

Grandes soluções para a indústria podem surgir de uma boa conversa.
Fone: (31) 3489-2027

ist_metalmecanica@fiemg.com.br